Buscar
  • guilhermeoglobo

Condomínio economiza com energia após adotar energia solar

Atualizado: Jan 16



Um condomínio em Itaigara, Bahia, alugou energia solar de uma fazenda em Ibotirama, a fazenda o serviço barateia o custo com energia do consumidor final, neste caso, os moradores, e oferece energia a partir de fontes limpas e renováveis.

Ibotirama foi escolhida para a implementação do serviço pois é considerada uma das áreas com maior irradiação solar do país.

Outra vantagem de alugar as placas de energia solar é o fato de que o contrato é definido sem levar em consideração as bandeiras tarifárias. Assim, se houver uma bandeira amarela ou vermelha 1 ou 2, o cliente estará economizando ainda mais.

O valor do aluguel das placas depende na necessidade de cada cliente.


Proteção de corrente alternada e corrente contínua


Os módulos fotovoltaicos produzem energia em corrente contínua, que é diferente da corrente alternada usada na maioria dos aparelhos elétricos. No sistema fotovoltaico, a energia é convertida em um aparelho chamado de inversor.

Assim, é importante utilizar proteções separadas, tanto na entrada do inversor, em corrente contínua, quanto na saída, em corrente alternada. Este conjunto de proteções engloba: fusíveis/disjuntores, chave seccionadora e dispositivos de proteção contra surtos.

Esta medida visa garantir a segurança e a integridade de quem mexer no quadro de força. Isso porque, por hábito, as pessoas costumam desligar o disjuntor de corrente alternada, porém, o simples desligamento deste componente não irá desenergizar o lado de corrente contínua, gerando um risco para as pessoas.


Equipotencialização e aterramento


Nas instalações fotovoltaicas, os módulos são fixados em algum tipo de estrutura. Na grande maioria das vezes, essa estrutura é metálica, seja em telhado ou solo. O próprio módulo possui um frame de alumínio para garantir proteção, resistência mecânica e uma montagem segura.

Assim, todas as partes metálicas, como frame dos módulos, estrutura de fixação, carcaça de transformador e do inversor, devem ser equipotencializadas, ou seja, interligadas por condutores de proteção, de modo que não haja diferença de potencial entre elas.


Erros “comuns” na instalação de energia solar em residência


Classificamos de erros “comuns” aqueles que podem ser cometidos tanto por profissionais habilitados, quanto pelos proprietários.

A área de circulação entre os painéis é restrita. Apesar dos módulos serem resistentes, suportando inclusive chuvas de granizo, não foram projetados para serem pisados. Para evitar este tipo de erro, é preciso fazer uma análise criteriosa do espaço que receberá os painéis.

É de extrema importância assegurar a integridade física e a vida de todos os profissionais que executam uma instalação. Assim como, a proteção de pessoas que frequentam o mesmo ambiente em que o sistema é instalado. Há diversos procedimentos de segurança que devem ser observados e respeitados quando se vai realizar um trabalho em altura. O uso de linhas de vida, com talabarte preso a ela, é uma prática básica que deve ser respeitada.

Assim como as demais instalações elétricas, a instalação de energia solar em residência precisa de ferramentas corretas. A crimpagem dos cabos, por exemplo, deve ser feita com um alicate específico, de modo que o conector fique preso sem folgas. Uma má conexão pode ocasionar pontos quentes resultando em focos de incêndio.

Nunca é demais repetir que a instalação de energia solar em residência deve ser feita por especialistas.

Sobre a Solen Energia: Inovadora na implantação de sistemas solares fotovoltaicos, a Solen atua no segmento de energias renováveis em todo o território nacional e faz parte do Grupo Buonny, que atua há mais de 20 anos no mercado de gerenciamento de riscos em transporte e logística no Brasil. A energia solar fotovoltaica é limpa e renovável, com a geração livre de emissão de poluentes e é proveniente de recurso natural, que é o sol. Além disso, a empresa permite aos clientes a redução de até 95% na conta de energia elétrica.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo